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L-Teanina e cafeína: Os segredos do seu relacionamento e como podes melhorar a tua performance nos esports.
23 de May, 2019

L-Teanina e cafeína: Os segredos do seu relacionamento e como podes melhorar a tua performance nos esports.

Todos os excelentes relacionamentos precisam de uma base sólida para trabalhar. E o trabalho é exatamente o que a L-teanina e a cafeína devem fazer para manter os seus efeitos potenciados. Sendo assim, vamos falar um pouco sobre a potencialidade desta associação e os efeitos benéficos que pode ter nos esports.

Demonstrou-se que a L-teanina permite que a cafeína aumente o seu efeito cerebral sem o aumento da pressão arterial ou indução de ansiedade, que podem ser um dos efeitos adversos da cafeína. (1)

Um estudo de 2008 relatou uma menor frequência de dores de cabeça e cansaço ao misturar os dois em comparação com a toma de cafeína isolada. (2)

Para alguns, beber um café depois das 15h vai mantê-los acordados a noite toda. A cafeína pode ser benéfica ou irritante, dependendo da hora do dia. A L-Teanina sabe como acalmar a cafeína para ajudar a atenuar os efeitos adversos no teu horário de sono. (3)

Mais especificamente, a L-teanina tem como alvo a potencialidade da cafeína em reduzir o sono de ondas lentas, que é a forma mais profunda do sono não-REM. Obter um sono adequado com ondas lentas, além do sono REM, resultará numa melhor qualidade geral do sono e assim poderás recuperar melhor para o dia seguinte. Assim, é menos provável que tenhas que depender da cafeína no dia seguinte.

A sinergia destas 2 moléculas pode ser benéfica para te ajudar a encontrar o melhor de ti dentro dos servidores.

Esta associação:

– potencia significativamente os tempos de reação. (4)
– melhora o tempo de reação no reconhecimento de palavras escritas de trás para a frente. (4)
– reduz o tempo necessário para responder a sinais luminosos num computador. (5)
– maior precisão de tarefas, especialmente as tarefas mais exigentes cognitivamente. (6)


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Referências:

1.         Dodd, F. (2015). A double-blind, placebo-controlled study evaluating the effects of caffeine and L-theanine both alone and in combination on cerebral blood flow, cognition and mood. Psychopharmacology Volume 14, Issue 232, March 2015, Pages 2563–2576.

2.         Owen GN, Parnell H, De bruin EA, Rycroft JA. The combined effects of L-theanine and caffeine on cognitive performance and mood. Nutr Neurosci. 2008;11(4):193-8.

3.         Jang HS, Jung JY, Jang IS, et al. L-theanine partially counteracts caffeine-induced sleep disturbances in rats. Pharmacol Biochem Behav. 2012;101(2):217-21.

4.         Haskell, C. (2008) The effects of l-theanine, caffeine and their combination on cognition and mood. Biological Psychology Volume 77, Issue 2, February 2008, Pages 113-122

5.         Kahathuduwa CN, Dassanayake TL, Amarakoon AMT, Weerasinghe VS. Acute effects of theanine, caffeine and theanine-caffeine combination on attention. Nutr Neurosci. 2017;20(6):369-377.

6.         Giesbrecht T, Rycroft JA, Rowson MJ, De bruin EA. The combination of L-theanine and caffeine improves cognitive performance and increases subjective alertness. Nutr Neurosci. 2010;13(6):283-90.

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